Saúde

Acupuntura – Método e Seus Benefícios

Acupuntura é uma palavra derivada do latim acus igual à agulha e punctura igual à colocação. AcupuncturaUma terapia milenar advinda de um ramo da medicina chinesa em que as agulhas são colocadas no local que deve ser cuidado ou no meridiano que corresponder a doença que esta sendo tratada. Acupuntura segundo a OMS-Organização Mundial da Saúde é um método de tratamento complementar e também foi declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organizatio (Unesco). Foram os imigrantes japoneses que em 1908 ao chegar ao Brasil trouxeram consigo o conhecimento desta técnica embora no inicio fosse usada apenas no âmbito familiar até meados de 1980, já que era tratada com muito preconceito e era vista como charlatanismo por uns e esoterismo por outros. O diagnóstico para o tratamento com acupuntura segue os ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa e consiste em aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Esses pontos são chamados de Pontos de Acupuntura ou Acupontos e se distribuem em linhas chamadas de meridianos chineses e canais que são utilizados para conseguir efeitos terapêuticos diferentes conforme a doença que esta sendo tratada.

Acupuntura – Método e Seus Benefícios

Abaixo algunas indicações da Acupuntura e seus benefícios:

Acupuntura auricular: Também conhecida como auriculoterapia, feita ou não com agulhas, isso vai depender do tipo de tratamento que cada paciente estiver necessitando. Normalmente esta técnica é feita aplicando sementes de mostarda ou pequenas esferas em locais determinados da orelha. A acupuntura auricular esta indicada para tratamento da ansiedade, estresse, dor, inflamação, alcoolismo, dependência de antidepressivos, depressão, distúrbios digestivos, ajuda a melhorar o humor e relaxa os músculos.

Acupuntura-Auri

Acupuntura estética: Na medicina oriental o objetivo desta técnica é promover a beleza através do tratamento com agulhas que são colocadas no corpo em pontos determinados o que resulta numa melhor circulação do sangue estimulando o crescimento de células de sustentação e auxilia também na drenagem de líquidos em excesso e no combate a gordura. Com o objetivo de combater as disfunções genéticas a acupuntura estética é usada no tratamento de obesidade, de estrias, no acumulo de gordura na região do abdômen, e para promover o rejuvenescimento da face.

Acupuntura-este

Acupuntura para emagrecer: Pode ser utilizada de duas formas já que ela atua na eliminação de toxinas, gorduras e líquidos em excesso e também mantem o equilíbrio emocional do paciente combatendo a ansiedade ou depressão que normalmente faz com que o doente se volte para a comida.

Acupuntura-ema

Acupuntura e seus beneficios são indicadas para qualquer pessoa doente ou não até mesmo para crianças que podem ser tratadas com laser para evitar que ela fique com medo das agulhas. 

Acupuntura-Cria

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.