Tecnologia

Vírus Loapi de Celular – Como Age e Como se Proteger

Vírus Loapi de Celular é um  novo vírus que esta circulando e pode acabar com seu aparelho celular. O Malware consegue invadir aparelhos como o Android e controlar diversas funções do Smartphone. Ele é um vírus multitarefa e consegue impactar diversas funções do seu telefone. O Malware é tão poderoso que consegue acabar com seus inimigos. E no caso de encontrar um aplicativo dedicado a apagar esse Malware, ele lhe enviará mensagens falsas garantindo que o aplicativo tem um software malicioso e pedirá que ele seja excluído. Se se recusar, o Loapi aumentará o número de avisos até que você termine por excluí-lo.

Vírus Loapi de Celular – Como Age e Como se Proteger

Como Age o Vírus Loapi de Celular

O novo vírus foi descoberto por uma empresa de segurança cibernética chamada Kaspersky Lab. Segundo a companhia, os países da América Latina onde há os maiores índices de aparelhos contaminados são México, Brasil, Chile, Panamá e Peru.  Por enquanto o México esta como o quarto país mais afetado do mundo pelo vírus Loapi que também se espalhou nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Vírus Loapi de Celular – Como Age e Como se Proteger

O Loapi tem um sistema complicado e se espalha através de anúncios que fingem ser antivírus ou aplicativos com conteúdo adulto. Quando se instala ele pede os direitos de administrador para assumir o controle do dispositivo e, assim, poder instalar módulos que afetem diferentes funções do telefone. Este vírus permite a aceitação de publicidade invasiva, controla as mensagens de texto, assina serviços de pagamento via SMS sem deixar rastro, libera os ataques DDoS, que inundam um site com o tráfego até que ele não possa mais receber visitas e ainda usa recursos do celular, como energia e conexão à internet, para fazer transações com a criptomoeda monero.

Como se Proteger do Vírus Loapi de Celular

Segundo Nikita Buchka, especialista em segurança da Kaspersky Lab, o vírus consegue se adaptar a qualquer situação.”O Loapi incorporou quase todas as características possíveis em seu design para poder usá-las em diferentes tipos de atividades maliciosas. A intenção é ganhar dinheiro ilegal”. Nikita informou que mesmo que o vírus não tenha a capacidade de acessar os dados do cartão de crédito, ele “pode destruir o telefone”. O vírus domina todas as suas funções, deixando-o inoperante. Durante os testes para detectar a capacidade de ataque deste vírus, a Kaspersky Lab descobriu que ele também gera uma carga de trabalho tão grande que o aparelho superaquece. Isso provoca deformações na bateria. Quando o telefone está danificado, é muito difícil eliminar o vírus. O Loapi tem a capacidade de se proteger e, assim que tentar recuperar os direitos de administrador do terminal, o malware bloqueará a tela do dispositivo e fechará a janela.

Vírus Loapi de Celular – Como Age e Como se Proteger

Compartilhamos abaixo como se proteger:

-Desativar a opção que permite a instalação automática de aplicativos;

-Certificar-se de ter a versão mais recente do seu sistema operacional. As empresas os aperfeiçoam para reduzir as vulnerabilidades das quais o Loapi se beneficia;

-Se o seu telefone já estiver comprometido, a empresa recomenda instalar um antivírus. Escolha uma marca reconhecida que te ofereça garantias.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! É necessário muito cuidado com seu celular na hora de acessar sites suspeitos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.