Saúde

Chá de Acelga – Benefícios e Como Fazer

Chá de Acelga a planta tem o nome científico de Beta vulgaris. Ela  é uma planta nativa da Europa, onde nasce facilmente e apresenta muitas variedades. Muito cultivada em todas as zonas temperadas do mundo, a acelga possui raiz tuberosa, ao contrário da selvagem. Com folhas verde-claro e grandes tem as hastes de coloração branca, amarela ou ainda vermelha, conforme a sua variedade.

Chá de Acelga – Benefícios e Como Fazer

Benefícios Chá de Acelga

A acelga é considerado um dos alimentos mais completos para a nutrição. Ela tem uma lista bem grande de nutrientes e, embora possa ser encontrada durante o ano todo, o inverno é a época em que ela possui melhores valores nutricionais.  A acelga é rica em vitaminas K, A, C e E, a planta auxilia na saúde dos ossos e da vista, além de agir como antioxidante, combatendo os radicais livres, que são uma das causas do envelhecimento precoce da pele.

Chá de Acelga – Benefícios e Como Fazer

A acelga ainda previne a deficiência de ferro, aumenta a imunidade e possui ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir sintomas de asma, artrite reumatoide e osteoartrite. A vitamina K é crucial, ainda, para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, promovendo a saúde e combatendo problemas neurológicos. O potássio, presente na planta, ajuda a manter a pressão arterial controlada, assim como a função cardíaca. É eficaz na prevenção da hipertensão arterial, aterosclerose sendo muito rica em ferro.  A acelga é considerada fonte de energia. Seu consumo auxilia ainda na diminuição dos sintomas da gastrite, na eliminação das toxinas do sangue e no combate à anemia e fraqueza. A planta possui ainda ácido siríngico e fibras, auxiliando no processo de regulação dos níveis de açúcar no sangue, sendo excelente para aqueles que sofrem com o diabetes.

Como Fazer Chá de Acelga

Muito comum na culinária Japonesa, a acelga pode ser consumida na forma de salada, usando suas folhas cruas, que também podem ser cozidas ou ainda refogadas. O caule pode ser cozido, frito ou usado em sopas de legumes. Suas folhas podem ser usadas ainda para preparar uma infusão usada na medicina

Chá de Acelga – Benefícios e Como Fazer

O chá de acelga deve ser feito com a proporção de 50g das folhas para cada litro de água. Em uma panela, coloque a água e as folhas, e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, marque dez minutos deixando a mistura em ebulição. Em seguida, desligue o fogo e tampe, deixando descansar por mais algum tempo. Quando a mistura amornar, coe e consuma até três xícaras ao dia.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Com algumas folhas de acelga é possível fazer o chá e cuidar da saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.