Saúde

Selante Dental Para Crianças – Benefícios

Selante Dental Para Crianças podem ser utilizados para diminuir ou evitar a carie. Os selantes consistem em material resinoso colocado na superfície mastigadora (oclusal) dos dentes posteriores permanentes os molares e pré-molares para ajudar na proteção contra as bactérias e ácidos que contribuam com a cárie.

Selante Dental Para Crianças – Benefícios

Benefícios do Selante Dental Para Crianças

O selante dentário é uma barreira protetora aplicada nos dentes das crianças para impedir a presença de alimentos e bactérias que resultam em cárie. Segundo a Associação Americana da Odontologia Pediátrica (AAPD) a aplicação de selantes em crianças e adolescentes mostrou uma redução na incidência de cárie de 86% após um ano e em 58% após quatro anos. Os selantes usados em juntamente com uma rotina de cuidados bucais que inclui escovação apropriada, uso de fio dental, tratamentos com flúor e uma dieta saudável auxiliam na manutenção da saúde bucal. A escovação e o uso do fio dental são, é claro, componente muito importante de qualquer rotina de saúde bucal, mas os selantes fornecem proteção adicional para os dentes com sulcos profundos contra as cáries.

Selante Dental Para Crianças – Benefícios

A quantidade de dentes que poderá receber o procedimento sempre vai depender  da avaliação do dentista, que leva em consideração principalmente o risco de cárie. A Associação Dentária Americana (ADA) recomenda que a selagem dos dentes primários de mordida, que são os molares, aos 6 e 12 anos. Mas, todos os dentes estão aptos a ter a cárie. Os selantes são aplicados no  consultório, por um dentista e antes da aplicação, os dentes devem ser  limpos e examinados. O dente é secado e então se aplica um ácido específico, que é lavado e o dente novamente seco. A seguir, o material resinoso, ou seja, o selante propriamente dito é aplicado na superfície de mordida (oclusal) do dente e submetido a uma luz especial ultravioleta para endurecer (polimerizar) o selante. Esse procedimento normalmente é rápido e indolor.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Além de não custarem caro, os selantes são importantes aliados para prevenir a cárie nas crianças! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.