Educação

15 De Novembro De 1889 – Proclamação Da República Do Brasil, Promovida Pelo Marechal Deodoro Da Fonseca.

 

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL, PROMOVIDA PELO MARECHAL DEODORO DA FONSECA, FINALIZANDO ASSIM, O PERÍODO IMPERIAL EM 15 DE NOVEMBRO DE 1889.

 

15 De Novembro De 1889 – Proclamação Da República Do Brasil, Promovida Pelo Marechal Deodoro Da Fonseca. Proclamando a República do Brasil

 

Proclamação: A proclamação da República Brasileira foi um levante político  militar ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim a soberania do Imperador Dom Pedro II. Foi então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.

15 De Novembro De 1889 – Proclamação Da República Do Brasil, Promovida Pelo Marechal Deodoro Da Fonseca. Imperador Dom Pedro IIEm junho de 1889, D. Pedro II determinou a substituição do primeiro ministro João Alfredo Correia de Oliveira pelo liberal Afonso Celso de Assis Figueiredo, o Visconde de Ouro Preto. Ainda no mesmo mês em que tomou posse, o visconde de Ouro Preto apresentou na Câmara um projeto de reformas políticas, em grande parte fundamentada nos ideais republicanos, com o intuito de dar prosseguimento ao regime monárquico. Entre as diversas propostas incluídas no programa destacam-se a autonomia das províncias, uma legislação agrária que facilitaria a aquisição de terras, além do fim do voto censitário. A sessão foi bastante tumultuada, e como o projeto não beneficiava os interesses dos deputados acabou sendo vetado. Com o intuito de evitar as questões militares e escolher um ministério técnico, o visconde de Ouro Preto escolheu, para os cargos de ministros da Guerra e Marinha, dois veteranos da Guerra do Paraguai, sendo escolhido o visconde de Maracaju como marechal de campo, e o barão de Ladário como chefe de esquadra. Ressalta-se que, durante o Império 2/3 dos ministros da Guerra e da Marinha foram civis. Os desentendimentos envolvendo governo e militares, além da nomeação de dois dos seus principais adversários, Silveira Martins e Cunha Matos à presidência do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso, respectivamente, o marechal Deodoro passou a assistir, mais atentamente, o apoio da classe militar aos candidatos republicanos.

 

15 De Novembro De 1889 – Proclamação Da República Do Brasil, Promovida Pelo Marechal Deodoro Da Fonseca. Guarda Nacional

 

Diante de inúmeros fatos, o governo, com o intuito de enfraquecer o Exército, reforçou o contingente da Guarda Nacional e Providenciou a transferência de batalhões militares espalhando-os pela província do Rio de Janeiro, enquanto corriam boatos de que outras unidades seriam extintas. Tais acontecimentos foram o bastante para que, no mês de outubro, militares e republicanos, afoitos pela mudança no regime, iniciassem as articulações na Corte, visando convencer o marechal Deodoro da Fonseca a se posicionar como líder do movimento republicano. No dia 09 de novembro de 1899, o Clube Militar, em assembléia presidida por Benjamin Constant, decidia pela derrubada do Império. No entanto, essa reunião foi boicotada pelo Império, que promoveu um baile na Ilha Fiscal para a alta sociedade carioca no mesmo dia e horário da assembléia. O motivo da festa era uma homenagem à Marinha chilena, daí a importância da presença dos homens de guerra, com exceção dos que estavam envolvidos com o Clube dos Militares. Já no dia 11 do mesmo mês, reuniram-se na casa do marechal Deodoro da Fonseca civis e militares, bem como, Benjamim Constant, Quintino Bocaiúva, Aristides Lobo e Rui Barbosa, entre outros idealistas republicanos. Diante dos caos instaurado, os republicanos buscaram tirar proveito da crise com a disseminação de notícias não fundamentadas, dentre as quais figuravam informações como a de que o governo iria usar de violenta repressão contra os principais militares do Exército, incluindo as prisões de Deodoro da Fonseca e Benjamim Constant, ferrenhos críticos do regime vigente. Tais notícias, apesar de não passar de meros boatos, foram tendenciosamente difundidas, o que provocou precipitados acontecimentos, levando alguns corpos de guarnição do Rio de Janeiro a posicionar-se para promover um ataque a qualquer momento.

 

15 De Novembro De 1889 – Proclamação Da República Do Brasil, Promovida Pelo Marechal Deodoro Da Fonseca. Marechal Proclamando a República

 

Na manhã do dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca, pressionado por seus companheiros de Exército, assumiu o comando das tropas revoltosas, que estavam reunidas, e exigiu a exoneração do ministério do visconde de Ouro Preto. Estando o imperador na cidade de Petrópolis, retornou rapidamente ao palácio de São Cristóvão com planos de organizar um novo gabinete. Essa atitude foi inútil, pois na tarde do mesmo dia, alguns vereadores juntaram-se na Câmara Municipal. Entre eles estava José do Patrocínio e Lopes Trovão, que não hesitaram em redigir e declarar a proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil.

 

15 De Novembro De 1889 – Proclamação Da República Do Brasil, Promovida Pelo Marechal Deodoro Da Fonseca. Família Real Banida para a EuropaEnquanto isso, os cafeicultores do Oeste paulista manifestavam o contentamento da classe e rapidamente articulara-se para compor a estrutura do novo regime, preenchendo o vácuo institucional aberto pela deposição do imperador. Dois dias após a Proclamação da República, a Família Real foi obrigada a embarcar-se na calada da noite, banida para a Europa.

 

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário.

 

Bibliografia. Barsa Saber.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • 15 de novembro de 1889

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. ana carolina disse:

    EU GOSTEI MUITO MUITO VOU ESCOLHER TODA HORA MEU SITE AQUI OK

  2. gabriela disse:

    achei boa e completa essa pesquisa ,me ajudou bastante

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.